12 de maio de 2009

António Torrado - Histórias à solta na minha rua

Biografia de António Torrado
António Torrado é poeta, dramaturgo, contista, novelista, professor e formador de professores, contador de histórias, jornalista, editor, director e produtor na televisão... e a lista não tem fim.Nasceu em Lisboa em 1939, começou a publicar aos 18 anos e não parou mais. A sua produção já ultrapassa a centena de títulos em temas que vão da ficção e poesia aos temas pedagógicos. Pela sua obra ganhou numerosos prémios.Formou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário mas foi afastado do ensino por motivos políticos.Desempenhou cargos na direcção da Sociedade Portuguesa de Autores e participou na criação de uma escola ensino infantil e primário.É membro da Associação Internacional de Críticos Literários.Na televisão foi editor, produtor, argumentista e Director do Gabinete de Projectos e Guionismo da RTP.É, desde 1989, membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Autores.é Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. É o professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema.É dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa.
http://www.app.pt/nte/torrado/bio1.htm




"Pôs-se um macaco a ler um livro... Era assim que ele via as pessoas fazer. Pegavam nessa coisa chamada livro, destapavam-lhe o miolo, alisavam as letras com a mão, limpavam o pó entre as linhas e punham-se a ler, fazendo de vez em quando, que sim com a cabeça, que era, com certeza, sinal de grande sabedoria. E ficavam assim que tempos, com o livro no colo, a passar as folhas, uma a uma, todas iguais, todas cheias de letras. Devia ser engraçado ler um livro.
Pensando nisto, o macaco desta história pegou num livro, estalou-o ao meio e ficou-se a olhar para dentro das páginas. Que lhe diziam elas? As páginas abertas do livro à sua frente não lhe diziam nada. Nada.(...)"

Os alunos leram e realizaram o seguinte trabalho

nove vezes nove


nove vezes nove maria


Nenhum comentário: